sexta-feira, 19 de novembro de 2010

História da Boneca


Bonecas com diferentes estampas
A boneca é um dos brinquedos mais antigos e mais populares do mundo. Ela reproduz as formas humanas, principalmente a feminina e a infantil. Em muitas culturas, é um brinquedo associado às meninas, mas também existem versões de bonecas direcionados aos meninos. Para ambos os sexos o elemento essencial para a caracterização são as formas que lembram a figura humana.
As bonecas podem ser confeccionadas com diferentes materiais. Na Proteq criamos um projeto que visa confeccionar as bonecas de pano, para reaproveitar os retalhos dos tecidos. As bonecas feitas de pano são uma forma mais simples e rudimentar das bonecas, onde o corpo é confeccionado em tecido, podendo ter o enchimento em diversos materiais. A maioria das bonecas de pano têm o rosto achatado e com traços pintados, roupas feita a mão e o cabelo feito com fios.
Os modelos mais conhecidos são as bonecas da coleção Raggedy Ann e Andy, porém duas bonecas de pano ficaram famosas na literatura infantil, a Emília, que era uma boneca com personalidade enorme, criada pelo escritor Monteiro Lobato, e a Boneca de Retalhos de Oz - O mundo mágico criado pelo norte-americano L. Frank Baum.

Bonecas Raggedy Ann

Emília, de Monteiro Lobato
              
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário